Histórico
Declaração de Veneza
“O ensino convencional da ciência, devido à apresentação linear dos conhecimentos, dissimula a ruptura entre a ciência contemporânea e as visões ultrapassadas do mundo. Reconhecemos a urgência da pesquisa de novos métodos de educação, capazes de levar em conta os avanços da ciência que agora se harmonizam com as grandes tradições culturais, cuja preservação e cujo estudo mais profundo parecem fundamentais.”
Este Programa atualmente é denominado como Programa de Educação Tutorial – PET, sendo administrado pela Secretaria de Educação Superior/ Ministério da Educação (SESu/MEC), ficando sob a responsabilidade do Departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação do Ensino Superior – DEPEM-SESu/MEC.
Iniciou-se, em 1979 como Programa Especial de Treinamento, sendo gerenciado pela CAPES. Este é um programa acadêmico voltado aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Após uma seleção criteriosa, os bolsistas se organizam em grupos para trabalharem junto a um(a) tutor(a). Os bolsistas e não bolsistas (voluntários) realizam atividades extracurriculares que complementam sua formação acadêmica e auxiliam na qualidade e manutenção dos cursos de graduação aos quais está vinculado. Um dos principais compromissos remete à contribuição que também deve oportunizar a seus colegas de curso e outros afins. Suas atividades incluem a busca no equilíbrio ao tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.
De forma geral, os objetivos deste Programa incluem a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução. Suas ações devem beneficiar sua própria vivencia e contribuir com a comunidade acadêmica e externa.
O Programa de Educação Tutorial foi oficialmente instituído pela Lei 11.180/2005 e regulamentado pelas Portarias nº 3.385/2005, nº 1.632/2006 e nº 1.046/2007. A regulamentação do PET define como o programa deve funcionar, qual a constituição administrativa e acadêmica, além de estabelecer as normas e a periodicidade do processo de avaliação nacional dos grupos. A Portaria 976/2010 trouxe inovações para a estrutura do PET como, por exemplo, a flexibilização e dinamização da estrutura dos grupos, a união do PET com o Conexões de Saberes, a definição de tempo máximo de exercício da tutoria, a aproximação com a estrutura acadêmica da universidade e a definição de estruturas internas de gestão do PET. Com portarias e resoluções complementares, disponíveis no link portal.mec.gov.br/pet/, tem sua regulamentação constantemente atualizada para atuar de forma atualizada e dinâmica.
Na Faculdade de Odontologia de Bauru, este grupo foi introduzido em 1984, a partir do trabalho e incentivo da primeira tutora do grupo, Profa. Dra. Maria Fidela de Lima Navarro, criando-se o grupo PET de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru- FOB-USP. Destaca-se por ter sido o primeiro grupo PET da área odontológica do Brasil.
A partir de 1986, o Prof. Dr. Eduardo Batista Franco assumiu a tutoria do grupo por 18 anos, promovendo o seu crescimento, com atividades estimulantes como seminários, estudos dirigidos, compromissos científico-sociais que envolvessem o PET-Odontologia junto à graduação, para que todos pudessem se beneficiar de sua existência. Em 2002, convidou o Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos para compartilhar essa experiência, tornando-se o cotutor. Em 2004 assumiu a tutoria do programa e foi o primeiro egresso a se tornar tutor na USP e o segundo no Brasil. Por um breve período de 6 meses, o Prof. Dr. Paulo Afonso da Silveira Francisconi conduziu esta tutoria em caráter temporário para que o Prof. Carlos pudesse desenvolver seu pós doutorado no exterior O programa ficou sob sua tutoria até 2014, quando elegeu-se Vice-Diretor da FOB/USP. A partir de 2014, a tutoria foi assumida pela Profa. Dra. Linda Wang, também egressa deste programa e, em 2020 até o presente momento, a Profa. Dra. Ana Carolina Magalhães, também egressa do PET, está atuando como tutora do grupo.
Em 2006, outra grande conquista em nosso campus, foi a implementação do PET Fonoaudiologia, conduzido pela tutoria da Profa. Dra. Giedre Berretin-Felix, em uma chamada nacional que contou com mais de 300 propostas e apenas 14 contempladas. Este é o único grupo PET de Fonoaudiologia do Brasil. Desde esta implementação, atividades intercursos entre os grupos são estimuladas, enriquecendo este trabalho. Atividades conjuntas são desenvolvidas quando pertinentes, integrando ações de forma benéfica e construtiva. Atualmente o grupo está sob a tutoria da fonoaudióloga Profa. Dra. Wanderleia Blasca.